Feijão x Beterraba

Eu ví num grupo do Facebook uma mãe indicando para outra o preparo de feijão, sugerindo que fizesse com beterrabas, tudo no mesmo cozimento. Aí lembrei de uma postagem que fiz logo no início do blog em 2010, com as informações da Bruna Antunes , que foi uma das primeiras nutricionistas materno infantil colaboradora do Marmita... 

Fazer o feijão junto com a beterraba não é recomendado.
Porém não há problemas em comer o feijão e a beterraba numa mesma refeição – para isso o ideal é que tenhamos junto no prato uma fonte de vitamina C, dessa maneira você irá assegurar que o ferro está sendo absorvido.




Para entender:

Existem dois tipos de ferro presente nos alimentos.

- Ferro heme, presente na carne vermelha, fígado, frango, peixe e ovo
- Ferro não-heme, presente no feijão e folhosos verde-escuros (couve, espinafre, bertalha).

A diferença entre os dois tipos é a forma em que é absorvido pelo organismo.
O ferro das carnes é absorvido com facilidade e nenhum nutriente atrapalha sua absorção pelo intestino.
Já o Ferro presente nos vegetais sofre interferência de outros nutrientes que anulam seu efeito, como oxalato da beterraba, cálcio dos laticínios e do excesso de fibras.

Para que o organismo absorva com mais facilidade o ferro não-heme, é recomendada a presença de uma fonte de vitamina C junto com a refeição (laranja, acerola, morango, limão). Por isso, ao oferecer beterraba para seu filhinho, inclua sempre uma fonte de carne e uma fruta rica em vitamina C.
Exemplo de combinação: arroz + feijão + fígado + couve + beterraba + laranja

A beterraba traz vários benefícios ao organismo e não deve ser cortada da alimentação dos pequenos, porém, diferente de que muitos imaginam, o Ferro “não é o forte” beterraba, seu teor é muito pequeno, 1 unidade de beterraba cozida tem somente 0,3 g de ferro.
Como referência, uma porção de espinafre, por exemplo, tem 4 g de ferro!